A Trilha Guerreira de Geralda Chaves Soares
Geralda Chaves Soares, indigenista, historiadora popular e pedagoga formada pela PUC-MG, atuou como Vice-diretora e Diretora Interina do Campus Avançado do Vale do Jequitinhonha do Ministério Do Interior - Fundação Projeto Rondon, de 1973 a 1976, e atuou junto a comunidades rurais e nas aldeias Maxakali, pelo “Conselho Indigenista Missionário” (CIMI) por mais de uma década, quando produziu uma parte robusta de seu acervo etnográfico. Auxiliar de pesquisa do “Centro De Documentação Eloy Ferreira Da Silva” (CEDEFES).
Publicou dois livros importantes a partir de seu trabalho de pesquisa independente: “Os Borun Do Watu - Os Índios Do Rio Doce”, e 1992, e “Na Trilha Guerreira Dos Borun”, em 2010; e participou de dezenas de projetos e eventos voltados à educação e à divulgação de sua pesquisa. Acompanha a socialização de comunidades indígenas pelo direito a território e ao Bem Viver, presta assessoria a projetos na construção das aldeias Pataxó e Pankararu no município de Araçuaí-MG. Sua pesquisa e suas narrativas desvendam aspectos silenciados pela história oficial, e seu cuidadoso acervo, de um valor inestimável, já foi utilizado por dezenas de pesquisadores no Brasil e no mundo, rendendo grandes resultados, além de acolher e fornecer material aos próprios indígenas que constantemente a procuram.
Seu trabalho é praticamente todo realizado de forma voluntária, alimentado por sua grande paixão pela história e pela diversidade cultural, seu enorme desejo de partilha, fortalecimento, e sua fé no poder da valorização do conhecimento e do Bem Viver.
Para Saber Mais:
Museu da Pessoa: Geralda Soares
Gêra dos índios (e das índias!) – mente aberta, coração solidário e punho combativo
ENVIE UMA MENSAGEM